Biografia

Anna Ratto nasceu e foi criada no Rio de Janeiro. Cresceu com forte influência da música em sua casa, já que seu pai tocava vários instrumentos e seu irmão tocava em uma banda. Porém, somente ela seguiu carreira na música, dentre os membros de sua família. Aos treze anos de idade, começou a tomar aulas de violão e em pouco tempo, aulas de canto. Desde então, Anna estudou também precepção musical, piano, percussão, entre outros temas relacionados à música.
Formou-se em Psicologia. Pouco tempo depois, recebeu um convite do diretor artistico da gravadora Deckdisk para gravar o projeto, "Novelas Acústico". O álbum foi lançado em 2003 e a partir daí Anna começou a compor. Em 2005 gravou seu primeiro disco de carreira, "Do Zero", aclamado pela crítica e pelo público. Esse disco contém composições de Seu Jorge, Pedro Luís, Rodrigo Maranhão e uma regravação de Rodrigo Amarante, além de canções de sua própria autoria e parcerias.
Após uma apresentação no Canecão, surgiu o convite para participar do programa de televisão "Som Brasil", que homenageava Raul Seixas na ocasião. Anna também é grande fã do Carnaval Carioca e em 2008, cantando no Bloco Quizomba, levou dez mil pessoas à Lapa.

Em 2009 Anna lançou seu segundo álbum, "Girando". Firmou parceria com o Centro Cultural Carioca e tem a distribuição feita pela Universal Music Group. Desde o lançamento, fez shows em importantes casas de sua cidade natal como Mistura Fina, Estrela da Lapa, Cinemathèque e o próprio Centro Cultural, dentre outras. Participou de projetos do SESC, levando sua música aos diversos teatros do grupo nas redondezas do Rio e região serrana. Partiu em turnê pelo Brasil, passando por Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Campinas e chegou a Recife como numa das artistas contempladas pelo Edital que selecionou novos e consagrados talentos para a Feira Música Brasil, que lotou o Marco Zero.
Anna mudou, recentemente, seu nome artístico para Anna Ratto. Anteriormente conhecida como Anna Luisa (nome de batismo), tomou a decisão não por conta de numerologia, crença ou coisa parecida. Mas por haver outra artista de nome semelhante, que ganhou o direito de usá-lo por conta de registro de marca anterior, o que juridicamente basta. Anna adotou seu sobrenome 'Ratto', e está agora, devidamente registrado.